sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Bo Diddley... "o da guitarra retangular"...

Nascido Ellas Otha Bates (mais tarde conhecido como Ellas McDaniel), em 28 de dezembro de 1928, McComb, Mississippi, E.U.A.. Após o início da sua carreira como pugilista, onde recebeu a alcunha de "Bo Diddley", o cantor trabalhou nos clubes de blues de Chicago com um repertório influenciado por Louis Jordan, John Lee Hooker e Muddy Waters. Em 1954 , ele juntou-se com Billy Boy Arnold e gravou as demos "I'm A Man" e "Bo Diddley". Regravado no Xadrez Studios com um conjunto de suporte compreendendo Otis Spann (piano), Lester Davenport (gaita), Frank Kirkland (bateria) e Jerome Green (maracas), de cada lado, Bo Diddley se tornou um ícone do R & B em 1955. Em pouco tempo, é feita uma guitarra distorcida, amplificada, personalizada, com seu formato retangular e estilo de ritmo de bombeamento, que se tornou uma marca registrada de Diddley, como, especialmente, nas canções "Bo Diddley's a Gunslinger" e "Bo Diddley Daddy ". Até então, Diddley era considerado como uma espécie de lenda do R & B e encontrou uma "nova geração de fãs", no Reino Unido. Vários eram os que gravavam suas canções, como Rolling Stones, os Animals, Manfred Mann, The Kinks, Yardbirds, Sect Downliners e Zephyrs. Diddley teve alguns problemas particulares e participou pouco dos álbuns de Chuck Berry e Muddy Waters e apareceu com pouca freqüência em festivais de rock. Sua versão do clássico "Who Do You Love" tornou-se uma referência para a nova geração dos EUA.

Como muitos de sua geração, Diddley tentou atualizar a sua imagem e, em meados dos anos 70 lançou o Gladiador Negro sob o disfarce de um incômodo Funkster envelhecido. Um novo gás ganha Didley, produzido por Johnny Otis (cujo hit "Willie And The Hand Jive" deve muito ao estilo Diddley). Em 1979, Diddley excursionou com o Clash e em 1983 teve uma participação especial no filme Trading Places. Um rosto familiar no circuito de revival, Diddley é justamente considerado como uma figura seminal na história do Blues e do Rock 'n' Roll. Seu apelo contínuo aos artistas mais jovens foi enfatizada pela gravação do hit de Craig McLachlan "Mona", em 1990.
Mesmo com o apoio de Richie Sambora, Jimmie Vaughan, Ronnie Wood, Keith Richards, Billy Boy Arnold, Johnny "Guitar" Watson eo Shirelles, a expectativa era maior do que o resultado. Mas Bo resistiu a tudo isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário